Episódio 33
13 maio 2025

Tomada de decisão: quando o time é responsável?

A tomada de decisão é uma das responsabilidades mais delicadas na rotina de qualquer líder. No entanto, uma armadilha comum e muitas vezes invisível é quando os próprios liderados transferem essa responsabilidade para o gestor, mesmo trazendo alternativas para uma determinada situação. Ouça o novo episódio do Na Trincheira e entenda.
Assista no:
Ouça no:
Compartilhe:

Neste episódio do Na Trincheira é explorado um tema que faz parte do cotidiano de qualquer líder: a tomada de decisão e a responsabilidade dos liderados. A conversa traz à tona uma armadilha silenciosa que compromete o crescimento dos profissionais e a cultura da empresa a prática conhecida como delegar para cima.

Essa dinâmica acontece quando o colaborador traz opções para um problema, mas espera que o líder faça a escolha por ele. À primeira vista, isso pode parecer uma atitude colaborativa. Mas, na prática, é uma tentativa sutil de transferir a responsabilidade dos resultados para o gestor. E se o resultado for negativo? A culpa recai sobre quem decidiu, ou seja, o líder.

Para evitar isso é proposto um caminho claro: devolver a responsabilidade com perguntas estratégicas, validar parâmetros e, ao final, reforçar a confiança com frases como “confio na sua decisão

Acompanhe uma conversa direta e prática sobre:

  • Como identificar a transferência disfarçada de decisões;
  • Quando devolver a pergunta para quem trouxe o problema;
  • Como usar o “confio na sua decisão” de forma estratégica e responsável;
  • O papel das perguntas no desenvolvimento da autonomia do time;
  • Por que a tomada de decisão consciente é uma ferramenta de liderança e cultura.

Você já viveu uma situação em que alguém do time trouxe opções prontas e pediu apenas sua validação? Isso pode parecer colaboração, mas muitas vezes é uma forma sutil de fugir da responsabilidade.

Este episódio é para líderes que desejam descentralizar e estimular a tomada de decisão da equipe e reforçar uma cultura baseada em responsabilidade compartilhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *